IA na recuperação de crédito:
vantagem ou ameaça ao mercado?

A inteligência artificial (IA) está transformando a maneira como as empresas de recuperação de crédito e cobrança operam, trazendo eficiência e personalização aos processos de cobrança de dívidas e pagamentos. A utilização da IA vai além da simples automação de tarefas; ela é uma ferramenta poderosa que beneficia tanto os negócios quanto os clientes. Seu papel no mercado está em constante evolução, mas já traz possibilidades significativas para agilizar negócios e resultados, é claro. Leia mais e confira.

Redução da Inadimplência e Custos Operacionais

A implementação de IA nos processos de recuperação de crédito pode reduzir significativamente a inadimplência em até 30%1 e os custos operacionais em até 50%, conforme indicam alguns estudos2. Suas técnicas diversas de ser operacionalizada permitem que os resultados possam ser impulsionados do início ao fim da jornada:

Análise de dados

(de um grande volume deles) com agilidade. Considerando históricos, transações financeiras, padrões de pagamento, comportamento do cliente e outros fatores relevantes que podem direcionar as negociações, indicar clientes em potencial e até oportunidades para os que, inicialmente, estariam fora de mapeamento.

Modelagem preditiva 

Para se antecipar aos casos de inadimplências, ter alternativas e estratégias proativas, como formas de pagamento personalizadas, para mitigar os riscos e criar uma relação próxima com o cliente antes de qualquer possível conflito.

Detecção de padrões suspeitos 

Para prevenir ou identificar fraudes. Sejam pagamentos ou solicitações incomuns, atividades fora do horário comercial e até transações atípicas.

Automação de processos de cobrança 

Com estratégias personalizáveis para humanizar o atendimento e a experiência do cliente, além da acelerar processos operacionais como lembretes de pagamento, negociações pré-aprovadas ou suporte por atendentes virtuais.

Personalização do atendimento 

Por meio de estratégias de cobrança de grande escala com foco em necessidades individuais dos clientes. Para saber mais, leia nossa matéria sobre personas.

Uso de dados para virar o jogo – para o seu negócio

A captura precisa de dados comportamentais e a análise por inteligência artificial permite que as empresas mergulhem profundamente nas necessidades do consumidor. Para nós, da Intervalor, não é possível pensar em IA sem considerar customer centric, um não existe sem o outro em nossas estratégias. O uso de dados combinados à estratégia e tom de voz certos para personalizar interações pode agilizar a recuperação de crédito, como já acontece em algumas empresas que recuperaram mais de 35% das dívidas3-4. Isso acontece porque, além de uma negociação certeira baseada em suas reais necessidades, os consumidores se sentem respeitados e compreendidos durante todo o processo de negociação. E, para nós, isso é o que vira o jogo.

Acreditamos que a IA continuará a desempenhar um papel crucial na transformação do mercado de recuperação de crédito. Hoje, já demos adeus às cobranças frias e impessoais. Mais do que isso, aumentamos e melhoramos nossas conexões humanas a partir de atendimentos que contam o com auxílio da inteligência artificial. Quer entender como? Leia nosso próximo artigo.


Fontes:

  1.  McKinsey & Company. “The Future of Customer Experience: Personalized, Predictive, and Seamless.”
  2.  Deloitte. “AI-powered Debt Collection: How to Optimize Your Collections Strategy.”
  3.  Harvard Business Review. “How AI is Transforming the Future of Credit and Collections.”
  4.  Forrester Research. “The Impact of AI on the Financial Services Industry.”