Recuperação de crédito:
personas via IA como diferencial estratégico
Imagine que seu cliente recebe uma mensagem de uma empresa de cobrança que além de oferecer uma solução facilitada e adaptada ao real momento financeiro dele, faz isso com um tom de voz empático que reconhece seus desafios e esforços para resolver a situação e se oferece para ajudá-lo a qualquer momento… Na Intervalor, usamos IA para fazer disso uma realidade.
Por mais contraditório que pareça, o uso de tecnologias, como a IA, podem melhorar e humanizar o atendimento ao seu cliente, quando usados de forma eficiente. E, sabendo que 70% dos consumidores brasileiros consideram a personalização no atendimento essencial para uma experiência positiva1 e que, 83% deles, já deixaram de fazer negócios com uma empresa devido a uma experiência ruim de atendimento2, passou da hora das empresas de cobrança abandonarem seus processos frios e robóticos e ouvirem quem realmente importa: o consumidor. Entenda como.
Personas criadas pela IA podem humanizar cobranças?
Personas são representações fictícias de perfis, neste caso, do seu cliente. A partir de uma base de dados reais sobre compra, comportamento, perfil, preferências… é possível traçar diferentes jornadas, com foco em necessidades individuais para gerar experiências que atendam os mais diversos perfis de target em pequena, média ou grande escala.
Estudos mostram que a personalização pode aumentar a eficácia das interações financeiras em 91%3 e 71%4 dos consumidores esperam interações personalizadas e, desses, 76%4 se frustram quando isto não acontece. Assim, a criação de personas com uma estratégia atrelada à IA pode trazer vantagens que encantam e reforçam a relação com o cliente – desde uma abordagem respeitosa e empática, linguagem e imagem que gerem identificação e, principalmente, facilitar a recuperação de crédito com negociações relevantes e certeiras, baseadas na vida financeira do devedor.
E já existem diversos cases de instituições financeiras que, ao usar IA aumentaram sua taxa de sucesso, como no caso do Santander, com 40% em 20195 e Itaú com 30%6 e Bradesco com 25%7, em 2020. Se a inteligência artificial consegue ajudá-los mesmo com uma carteira tão mista, imagine o que pode fazer pelo seu negócio.
5 etapas para implementar IA nas suas cobranças
A personalização das interações, do início ao fim da jornada, é crucial para criar um relacionamento de confiança com o cliente. Abaixo, a gente explica no detalhe como a inteligência artificial pode ser uma aliada em cada etapa:
- Análise de Dados: para coletar e entender as preferências e comportamento do target.
Criação de Personas: para desenvolver perfis detalhados que representem diferentes bases de clientes.
Personalização de Mensagens: um tom de voz empático, transparente que considere questões individuais de cada cliente.
Intervenções Humanizadas: para entender o melhor momento para a entrada de um olhar humano ou de condições diferenciadas no processo.
Feedback contínuo: ajuste e monitoramento das estratégias pela avaliação dos clientes e resultados obtidos.
O futuro é a personalização.
E, na Intervalor, ele já começou.
Para melhorar o processo de recuperação de crédito, começamos uma revolução – dando adeus às cobranças frias e impessoais – com tecnologia de ponta e customer centric como direcionador de estratégias para mais do que acelerar negócios, prolongar relacionamentos entre consumidores e marcas.
Sim, eficiência e humanização podem ser sinônimos de cobrança na sua empresa. E a gente sabe como fazer. Venha descobrir.
Fontes
Serasa Experian (2018).
Accenture (2019).
Accenture (2019).
Mckinsey (2023).
Relatório Anual Santander (2019).
Relatório de Sustentabilidade Itaú (2020).
Bradesco Relatório Anual (2020).